PERDOAR SEMPRE, ERRAR TALVEZ E JAMAIS DESISTIR DE VIVER! JESUS CRISTO, COM ELE SOMOS MAIS DO QUE VENCEDORES!

sexta-feira, 28 de março de 2014

Nutrindo a vida

1278915_10201365353869339_1868602753_o 









Já disse alguém certa vez: “Nós somos o que comemos”.
 Comer é, sem dúvida alguma, um dos maiores prazeres da vida! Nada como salivar ante as cores e o cheiro de um prato apetitoso, e em seguida, poder consumi-lo livremente, sem restrições, saciando a fome, que todos os dias tem hora certa de chegar.

O ato de comer tem também uma função social importante. O almoço de domingo restaura, mesmo que por alguns momentos, a comunhão da família em volta da mesa. O churrasco, tão tradicional na nossa sociedade, torna-se mero pretexto para uma reunião entre amigos. Não existe festa sem “comes e bebes”.

A despeito do prazer e da alegria que a alimentação proporciona, é impossível ignorar a importância de cuidar da qualidade e da quantidade dos alimentos que consumimos. A ignorância e a negligência nestes quesitos podem ser sementes perigosas, plantadas irresponsavelmente em terreno fértil, que gerarão frutos danosos à nossa saúde.

O nosso corpo foi dimensionado com vias, depósitos, entradas e saídas, para que por eles transitem e descansem, mesmo que temporariamente, substâncias, na quantidade e qualidade adequadas. Tudo que passar desses limites aceitáveis causará sérios danos à saúde, alguns inclusive irreversíveis.

Estão por aí como testemunhas e vítimas desta triste realidade: diabéticos, hipertensos, obesos, cegos, inflamados e acamados.

Neste contexto de prazeres e riscos, existe um profissional de muito valor: o nutricionista. Um missionário da saúde, cuja atuação contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Nos restaurantes, nos hospitais, nas escolas e creches, nas cozinhas e em casa, a orientação segura, a dieta balanceada, o toque de saúde que todos precisamos ter.

Mas alguns se destacam por serem mais do que criadores de cardápio. Estes nos alimentam a alma, fortalecem nosso coração, nutrem nossa vida. Gostar de gente é seu pré-requisito para exercer a profissão. Têm habilidade de nos fazer “engolir” até o que não gostamos de ouvir. Suas palavras, sua amizade e seu amor são ricos alimentos dos quais nos tornamos eternamente dependentes e carentes.

A todos vocês, Nutricionistas da vida, minhas sinceras homenagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário